logotipo
Liturgia Catequese Movimentos Historial Cartorio Cantinho Links Úteis Destaque
Vicentinos
Centro Social
Agenda


Vicentinos de Azeméis

Um dia alguém lhes deu o nome de vicentinos, na verdade são um grupo de pessoas que se reunem parar orar e trabalhar juntos na mesma missão: "Ajudar aqueles que têm menos...". Menos alimento, menos roupa, mas também menos compreensão e menos capacidade de defesa... mais do que um pedaço de pão, tentam dar um olhar atento, um ouvido que escuta, um coração que acolhe. Acima de tudo devolver a dignidade a cada homem e mulher que por ali passam, que a perderam pelos mais variadissimos motivos.

O Deus que os impulsiona neste projecto, é o Deus que escolheu os mais pobres e por isso, em cada dia há um novo desafio.

Não é fácil Amar, não é fácil ser Cristão, não é fácil aceitar que, por vezes, quase nada é o tudo que podemos fazer.

Ser Vicentino é uma escolha, é sobretudo um modo de viver...

Quantos são? Menos do que os necessários... poucos quando olham para aqueles que os esperam.

Reunem ao Sábado pelas 17:00h no Salão Paroquial.


Renovamento Carismático

O Grupo do Renovamento Carismático é formado por um grupo de pessoas que se reúnem em oração.

“PESSOA QUE NÃO REZA ESTÁ EM PERIGO!!!”

Não precisa de estar vinculado ao grupo, basta sentir necessidade de rezar. Pela oração seremos melhores pessoas, melhores cristãos.

 

 

Atividades para o Ano Pastoral 2011/2012


- Encontros semanais; às terças-feiras das 21, às 23:h. Sendo a segunda terça-feira de cada mês dedicada à adoração com o Santíssimo Exposto. (Neste dia a oração é na igreja.)

- A eucaristia do meio-dia, no último domingo de cada mês, é animada pelo renovamento carismático.

- Às quintas quintas-feiras um pequeno grupo reúne em oração de intercessão, sendo a ultima direcionada para a formação, ao jeito de escola, onde se aprende as várias modalidades de oração! Que vai da oração pessoal à oração com a igreja. (liturgia das horas) Do louvor, ao silêncio, à escuta e partilha da Palavra e à súplica.

- Em Abril celebramos em festa o 15º aniversário de “O Bom Pastor”. 

 

Um pouco de história... 

Este movimento não teve um fundador propriamente dito. Foi uma surpresa de Deus, a Graça derramada pelo Espírito Santo, fruto do Concílio Vaticano II.

O Grupo de Oração "O Bom Pastor" nasceu a 24 de Fevereiro de 1997 com um grupo de 12 pessoas, orientadas pelo Pe. José Tomás Borges (missionário da Boa Nova). Ao longo destes anos este grupo tem-se afirmado não pela força mas pelos frutos.

"Vinde e Vede!" este é o convite que fazem a todos aqueles que gostariam de saber um pouco mais. A grande maioria dos elementos apareceu no grupo para "ver". Uma visita pode valer mais do que mil palavras.



Cursilhos de Cristandade

Fruto da Acção de Deus e da decisão dos homens, os Cursilhos de Cristandade são um movimento de Igreja, desde as origens fiel ao testemunho de uma comunhão firme e convicta em filial relação com o Papa e com os Bispos.

Têm por objectivo, através de método próprio, proporcionar a vivência e a convivência do fundamental Cristão, divulgando, consciencializando e testemunhando pelo evangelho os valores e a presença de Jesus Cristo.

Em Oliveira de Azeméis e freguesias já passaram por um Cursilho de Cristandade 550 pessoas, reunindo semanalmente (Ultreia) uma média de 120 pessoas, em clima de Piedade, Estudo e Acção.

Se estiver interessado em fazer um cursilho de Cristandade contacte-nos: 256674122 / 917822128 Decolores.


Apostolado da Oração

Também conhecido como Associação do Coração de Jesus, são em média doze zeladoras, além dos associados.

Reunem-se mensalmente na primeira quinta-feira de cada mês, no salão paroquial, para planearem as visitas aos lares e doentes, de acordo com o pároco e prepararem a adoração ao Santíssimo, que se realiza na primeira 6ª feira de cada mês, seguida de Eucaristia.


Mensagem de Fátima

A virtude que mais se evidencia na mensagem de Fátima é a humildade. Foi com a atitude de humildade de um anjo, ao aceitar vir à terra prostrar-se diante de três crianças, que a Mensagem de Fátima se iniciou.

 

Os pilares da Mensagem de Fátima são: a oração de louvor e adoração à trindade.

 

Reunem-se no1º domingo de cada mês, às 15 horas para rezar o terço na capela de La-Salette. E em Vilar todas as 4.ª feiras. Organizam o jantar de Natal para os mais necessitados, peregrinações a Fátima, etc..

Animam a missa das 12:00h no terceiro Domingo do mês.

Pastoral de Oração

- 1.º Sábado de cada mês - Desagravo ao Coração Imaculado de Maria.
- Adoração Mensal e Adoração Contínua

Pastoral dos Doentes

- Retiro dos doentes e Peregrinação em Fátima dos doentes

Pastoral das Peregrinações

- Peregrinação Nacional - 3.º fim de semana de Julho de cada ano
- Peregrinação a Tui e Pontevedra
- Natal das Famílias Carenciadas (almoço) no Domingo anterior ao da Consoada (24)


Equipas de Zona

São muitos os que vêm de outras paróquias e não conhcem ninguém.
É necessário ir ao seu encontro para os orientar e torná-los participantes activos na Igreja.

Para a todos poderem chegar, organizaram-se em pequenas equipas a que designaram de zonas.

Este grupo teve particular importância aquando da realização da Santa Missão, em Outubro de 2006, no que concerne ao contacto pessoal e divulgação deste acontecimento.

Fruto da Santa Missão, surgiram as Assembleias Familiares Cristâs, que funcionam em todas as zonas da cidade mensalmente entre as 21:30h e as 22:30. Aí escutam, reflectem e partilham a Palavra de Deus.

contactar instituição | webmaster
powered by trampolim.pt