logotipo
Liturgia Catequese Movimentos Historial Cartorio Cantinho Links Úteis Destaque
Catequese Infância
Catequese Jovens
Docs. Apoio
Escalas Catequese
Formação
Noticias Catequese
Recursos

A morte foi vencida!
A morte foi vencida!


 

Catequese de 

Infância  

 

Nos primeiros anos de vida, a relação que a criança adquire com Deus depende profundamente do ambiente que a rodeia. Nesta fase etária, a família tem um papel muito importante a desempenhar: a sua fé, a firmeza do seu comportamento, a sua vida de oração, na qual a criança deve participar, constituem o terreno em que fica a semente da qual desabrochará mais tarde a sua fé.

As famílias que trazem os seus filhos à catequese começam a entender que o fazem porque DEUS é importante para a sua vida. Daí a importância dos pais, catequistas e pároco, sobretudo como testemunhos de vida, com a oração em comum e a Eucaristia dominical.

O sucesso, a felicidade e o bem-estar das nossas crianças estão intimamente relacionados com tudo isto. Vale sempre a pena o esforço que fazemos pelos nossos filhos!

A catequese de Infância (1º ao 6º ano) faz-se aos Sábados em 3 horários para cada ano, a saber: 9:00h 10:30h e 15:00h

 
Catequese de Adolescentes

A catequese da Adolescência é uma caminhada de esclarecimento e resposta a muitas interrogações em relação a Jesus Cristo e à personalidade de cada adolescente.
Os adolescentes, inconscientemente, traçam um circulo em torno da pessoa e só deixam entrar aqueles que lhes reforçam o seu próprio eu. Encontram grandes dificuldades no relacionamento com eles próprios, com Deus e com os outros.

O papel do catequista é ir ao encontro das necessidades de cada um dos catequizandos, fazendo-os descobrir a sua identidade como filhos de Deus.

É de facto essencial caminhar numa descoberta do Amor de Deus. Não se ama quem não se conhece. Quanto maior for o conhecimento de Deus, maior será a capacidade de integração num mundo cheio de tentações.

A catequese de Adolescentes e Jovens realiza-se aos Sábados, nos seguintes horários:
7º, 8º e 9 ano das 16:30 às 18:00h
10º, 11º e 12º das 18:00 às 19:30h

 


  • As Eucaristias Dominicais das 10:30h são animadas pela Catequese de Infância, enquanto que as de sábado às 19:30h (vespetina) são animadas pela Catequese de Adolescentes.
  • Os catequistas/animadores da Catequese de Infância e Jovens reúnem todas as quartas-feiras onde fazem a sua formação sob a orientação do pároco (1.ª parte das 21:00 às 21:45h) e preparação das actividades catequéticas (a partir das 21:45h).

Pastoral Juvenil

A Pastoral Juvenil é destinada a todos os jovens que já fizeram o Crisma, que desenvolvem actividades na paróquia ou não, que desejem partilhar as suas experiências e aprender um pouco mais.

Dentro da orientação de que a Palavra de Deus se vive no mundo, e que a missão que nos é confiada se revela nas ruas, em casa, na universidade, nos locais de trabalho, o grupo de pastoral Juvenil pretende ser espaço de revisão de vida, de renovação interior e de aprofundamento da nossa fé.

Assim, promovem reuniões semanais, no Centro Paroquial, todos os sábados pelas 18h. Organizmos retiros e actividades lúdicas variadas. Podem ser contactados através do e-mail [email protected].

Aparece! Eles contam contigo!


Catequese de Adultos

“Não me importa que Deus esteja do meu lado; o que espero ardentemente é que me ache ao lado d’Ele” (Abrão Lincoln).

Através do Antigo Testamento vimos que Deus fez uma história de salvação, caminhando ao lado do seu povo, ajudando-o e educando-o, para ser seu colaborador na salvação de toda a humanidade. Por Jesus Cristo somos o novo povo de Deus que caminha connosco, mas por causa da nossa autosuficência, da nossa correria do dia a dia e falta de sensibilidade, nem sempre nos sentimos a seu lado.

 

Docs. Apoio



Via-Sacra

Campanha da Quaresma 2010 - Casa

Reunião de Pais

Festa da Família

Esquema de Eucaristia - Quaresma

[ ver tudo ]
Recursos

Quaresma para Crianças

Vai onde Deus te levar

"Ide e ensinai"

A visita do Papa

Via Lucis

Restolho - Via lucis

Missão 2010 - programa

Maravilhas fez em mim - Via Lucis

Eu sei -Sara Tavares - salmo 139

O que eu espero dos pais

Páscoa para os Pequenos

A boneca

Paulo exemplo de conversão

A Oração que eu já esqueci...

Ser forte!

[ ver tudo ]
contactar instituição | webmaster
powered by trampolim.pt