Liturgia Catequese Movimentos Historial Cartorio Cantinho Links Úteis Destaque
Grupo de leitores: celebrou o 10º aniversário

Grupo de leitores: celebrou o 10º aniversário  Grupo de leitores: celebrou o 10º aniversário 
Grupo de leitores: celebrou o 10º aniversário  Grupo de leitores: celebrou o 10º aniversário 

2013-01-26

O grupo de leitores da paróquia de Oliveira de Azeméis comemorou, no passado dia 26 de Janeiro, uma década de vida. A escola surgiu como uma necessidade mas, dez anos depois, continua a dar bons frutos.

Criada em Janeiro de 2003, a Escola de Leitores da nossa paróquia ainda não parou de crescer. Dez anos depois, o atual grupo de leitores resolveu celebrar o aniversário de uma forma especial.

Juntaram-se quase duas dezenas de elementos no Parque de La-Salette para comemorar um dia que começou com uma oração de graças na capela, participada, também, pelo pároco P. Albino.

Depois de um peddy paper que ajudou a relembrar bons momentos passados na escola e de um animado almoço partilhado na Estalagem de S. Miguel, juntaram-se ao grupo antigos leitores que deixaram o seu testemunho.

Segundo os jovens leitores, foi "bom saber como é que esta escola surgiu e perceber que outros grupos já passaram pelo que estamos a passar e guardam boas memórias desses tempos."

Atualmente, a escola de leitores integra dois horários para jovens de diferentes idades: o das 16.30h para catequizandos do 10º ao 12º ano e o das 18h para quem está na catequese do 7º ao 9º ano.

Cada um destes grupos é composto por quase 20 elementos, e destes, alguns dos mais velhos participam nas escalas de leitores da paróquia.

Ser cristão é também dar testemunho e mostrar serviço. No final do dia o desejo era comum: que daqui a 10 anos esta escola se volte a juntar para celebrar o 20º aniversário do grupo.

Patrícia Silva

Campanha de Natal 2012

2013-01-06

“Nasceu o Salvador”, foi este o anúncio no dia de Natal na paróquia de Oliveira de Azeméis. Porém, no tempo que antecede a chegada de Deus menino, a comunidade, ao longo das semanas, foi preparando a caminhada, e reflectindo nas várias etapas  que preencheram o Advento. Ouviu-se falar da morada de Deus - “Jerusalém Celeste”. “O primeiro altar da Eucaristia” e o “Anúncio do Reino” seguiram-se, lembrando que só com sacrifício e amor conseguimos estar mais próximo. Todavia, é preciso estar com atenção, como “os Pastores que ouviram” o chamamento e foram ao encontro daquele que nasceu para nos amar e mostrar que o amor de Deus não tem qualquer limite. Basta ter Fé!

“Nasceu o Salvador”, que a sua presença nas nossas vidas nos encha de esperança e fé neste Ano da Fé! Assim como a alegria e a ternura do abraço da paz celebrado na tradicional “missa do galo” se propague ao longo dos dias deste ano a toda a comunidade.

Contudo, e como Natal é também sinónimo de partilha, a catequese irá no próximo dia XX levar alguns dos seus frutos a alguns centros e instituições. Relembrando a todos que amar este Deus menino, é também amar o próximo, cumprindo o que Jesus nos pediu: “Amai-vos uns aos outros, assim como Eu vos amei.”

Luís Nunes

ADVENTO e NATAL - Apresentação da Iluminura
ADVENTO e NATAL -  Apresentação da Iluminura

2013-01-01

A proposta de dinâmica de Advento, apresentada pelo Secretariado Diocesano da Educação Cristã do Porto, convidou-nos a entender o mistério do Natal, como a porta de entrada da redenção no mundo. O nascimento de Jesus em Belém só fará sentido com a sua morte em Jerusalém. Por isso, quer Belém, quer a Jerusalém terrena confundem-se com a Jerusalém Celeste, porque nelas descobrimos a possibilidade da vida nova, o cumprimento de todas as promessas de Deus.

Assim, neste Advento, olhamos o presépio de Belém como deslumbre da Jerusalém Celeste, na qual todos somos chamados a participar.

Uma iluminura do séc. X, pintada por um monge da abadia de Reichenau, ajudou-nos a compreender o mistério do Natal como evento salvífico, que só na Páscoa de Jesus, pode encontrar o seu significado e compreensão.

Que este advento e Natal tenha sido para os nossos catequizandos, famílias e comunidade, a oportunidade de, seguindo as pistas que nos deixou o autor desta iluminura, entrarmo-nos no mistério do Deus encarnado, Luz e Salvação para todos os homens.

Apresentação dos Diáconos

Apresentação dos Diáconos  Apresentação dos Diáconos 
Apresentação dos Diáconos  Apresentação dos Diáconos  Apresentação dos Diáconos 
Apresentação dos Diáconos 

2012-12-09

Apresentação dos Diáconos

Apresentação dos Diáconos  Apresentação dos Diáconos 
Apresentação dos Diáconos  Apresentação dos Diáconos  Apresentação dos Diáconos 

2012-12-09

“Porque a cantar eu descobri que sou bem mais feliz!”
“Porque a cantar eu descobri que sou bem mais feliz!”

2012-12-02

“Porque a cantar eu descobri que sou bem mais feliz!” Este é, sem dúvida, um dos grandes motivos que nos encoraja a cantar, crescer e partilhar e assim ser, há já 30 anos, CPC! Por isso foi com muito orgulho que, no passado dia 2, nos reunimos em família para comemorar este nosso aniversário. Foi em festa que cantámos, dançámos e revivemos tantos e tantos momentos desta história comum. E muitos foram aqueles que a nós se juntaram: familiares, amigos, antigos coralistas e antigos membros da equipa responsável, bem como outros coros convidados e comunidade em geral. Num misto de alegria, emoção, partilha e saudade reafirmamos esta vontade de fazer da nossa voz a Sua voz e de assim O louvar e anunciar. Agradecemos a todos – e foram tantos! – os que nos apoiaram nesta festa e ao longo destes 30 anos. Por Ele, com vocês e todos juntos, como poderemos nós não cantar?...

A Equipa do Coro dos Pequenos Cantores

FESTA DA ENTREGA DA BÍBLIA NO DIA DE CRISTO REI
FESTA DA ENTREGA DA BÍBLIA NO DIA DE CRISTO REI

FESTA DA ENTREGA DA BÍBLIA NO DIA DE CRISTO REI

FESTA DA ENTREGA DA BÍBLIA NO DIA DE CRISTO REI

FESTA DA ENTREGA DA BÍBLIA NO DIA DE CRISTO REI

FESTA DA ENTREGA DA BÍBLIA NO DIA DE CRISTO REI

FESTA DA ENTREGA DA BÍBLIA NO DIA DE CRISTO REI

2012-11-25

No dia 25 de novembro, dia de “Cristo Rei e Senhor do Universo”, celebrou-se a Festa da Entrega da Bíblia com as crianças do 4.º ano da nossa catequese. E que melhor ocasião para celebrar esta festa?! Jesus é rei porque nos concedeu um mandamento capaz de nos fazer felizes a todos: o mandamento do amor fazendo com que sejamos reis com Ele.  Podemos dizer que Jesus é um rei que só reina com a força do amor, e o Seu Reino somos nós.  
Foram dois os momentos altos desta celebração: a comunhão e a entrega da Bíblia às crianças pelos seus pais/padrinhos. A comunhão, porque Deus continua a querer marcar encontro connosco, em especial neste momento da Eucaristia; a entrega da Bíblia, porque a Bíblia é a maneira como Deus Se faz Palavra para nósem nós e através de nós, pois escutar a Palavra de Deus é acolher a presença transformante de Deus que se faz Palavra, isto é, comunicação, revelação, encontro connosco em nós.
Era vê-los compenetrados e muito confiantes a receber a Bíblia, das mãos de seus pais ou padrinhos!
Com a Bíblia nas mãos as crianças fizeram a seguinte oração: “Meu Senhor e meu Pai! Ajuda-me, com o poder invencível da Ruah, Espírito Santo de tantos Nomes, a compreender e acolher Tua Palavra! Que eu te encontre e te faça encontrar, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e faça louvar.”
No final foi emocionante ver a curiosidade com que folheavam a Bíblia que lhes foi entregue.
Tomara que essa curiosidade se mantenha e não seja mais um livro a ficar esquecido no canto da estante.
Eis algumas fotos.
MÚSICA SACRA EM OLIVEIRA DE AZEMÉIS

MÚSICA SACRA EM OLIVEIRA DE AZEMÉIS  MÚSICA SACRA EM OLIVEIRA DE AZEMÉIS 
MÚSICA SACRA EM OLIVEIRA DE AZEMÉIS  MÚSICA SACRA EM OLIVEIRA DE AZEMÉIS  MÚSICA SACRA EM OLIVEIRA DE AZEMÉIS 
MÚSICA SACRA EM OLIVEIRA DE AZEMÉIS 

2012-11-17

A igreja matriz de Oliveira de Azeméis encheu-se, no passado dia 17 de Novembro, para assistir a um concerto de música sacra comemorativo dos 35 anos da Escola de Música da paróquia.

Juntaram-se o Coro Litúrgico de Oliveira de Azeméis, a OSFC - Orquestra de Sopros Associação e o Coro da Tuna Musical de Anta - Espinho para oferecerem a todos os presentes uma Missa Brevis de Jacob Haan, uma noite musical diferente e única em Oliveira de Azeméis.

A comemoração do 35º aniversário da Escola de Música da paróquia foi o pretexto que motivou a organização deste concerto de música sacra.

A fé, a vontade de celebrar e de ouvir boa música juntaram as mais de cem pessoas que encheram a igreja de vida e, no final da noite, de aplausos.

O concerto foi organizado pela Escola de Música da paróquia. "Foi uma grande preparação mas, no final de contas, tudo correu tal como esperávamos" - afirmou um dos elementos.

Padre Albino, o pároco da cidade, acredita que esta "não é uma escola de música, é uma escola de fé" - disse-o em várias eucaristias e relembrou aqueles que "entraram nesta escola ainda jovens e hoje são bons pais e mães de família que educam os seus filhos na fé" - garantiu.

Ao longo destes 35 anos esta escola de música já sofreu várias transformações e passou por momentos altos e baixos. Mas sempre se soube organizar. "Os que têm mais experiência e já se sentem preparados dão aulas ao sábado, é uma grande responsabilidade mas é também um orgulho ver crianças a partir dos 6 anos a crescer nesta escola." - disse um dos elementos.
Para além disso, o coro, que pertence à escola, é também um sucesso na paróquia. "Não é fácil conciliar os ensaios do coro com cansaço do final de uma semana de trabalho, mas sempre ensaiamos às sextas-feiras à noite."

No final da noite as expectativas foram atingidas e até mesmo superadas. A comemoração deste 35º aniversário foi um verdadeiro êxito, vamos aguardar mais um ano para ver como é que esta escola nos vai voltar a surpreender.

Patrícia Silva
< 1 2 3 4 5 6 7 >
contactar instituição | webmaster
powered by trampolim.pt