Liturgia Catequese Movimentos Historial Cartorio Cantinho Links Úteis Destaque
Catequese Especial
Catequese Especial

Catequese Especial

Catequese Especial

Catequese Especial

2018-05-19

Catequese com uma visita muito especial

 

Foi no passado sábado, dia 19 de maio, que as crianças e jovens da catequese conheceram o Sr. Bispo D. Pio Alves.

Num primeiro momento, cada ano de catequese apresentou o seu grupo e falou sobre as atividades que desenvolveram e os acontecimentos catequéticos mais marcantes deste ano para assim se darem a conhecer.

Em seguida, a palavra foi dada ao Sr. Bispo que respondeu a todas as questões colocadas pelos Catequizandos e pais sempre com muita simpatia e disponibilidade. Também não faltaram cânticos conhecidos de todos que embelezaram este encontro muito especial. Afeto, proximidade e empatia são, sem sombra de dúvida, palavras que caracterizam este Bispo que prima pela proximidade com o “povo de Deus”. Um bem-haja, Sr. Bispo!

Gostamos muito de o conhecer e a Igreja precisa de mais pessoas, como o Sr. Bispo, que vivam aos olhos de Deus!                             Cat. Catarina Dionísio

Catequese do Dia da Mãe
Catequese do Dia da Mãe

Catequese do Dia da Mãe

Catequese do Dia da Mãe

Catequese do Dia da Mãe

2018-05-08

Catequese Dia da Mãe

"Tatuei-te na palma da minha mão"- Catequese Dia da Mãe

Existem mãos muito especiais... mãos que criam, que cuidam, que acariciam, que confortam. Mãos, que por vezes, estão enrugadas da velhice ou desgastadas do trabalho mas que se estão sempre prontas a dar o melhor de si aos seus filhos!

Assim como Jesus tem cada um dos nossos rostos gravado na palma da Sua mão, com amor eterno e sem fim, também as mães nunca se esquecem dos seus filhos.

Este foi o tema central da catequese do passado sábado, dia 5 de maio, dos meninos do 4°ano de catequese que celebraram o dia da mãe de uma forma muito especial!

Foi no Santuário de N. Sra. de La-Salette que demos início a esta catequese onde com cânticos e com oração os catequizandos e as suas mães louvaram a Maria, mãe de Jesus e nossa mãe. Aqui também reflectiram sobre a bonita oração do "Avé-Maria" que é o grito mais rápido e mais confortante para chegar ao coração de Deus.

Em seguida, mães e filhos dirigiram-se para a Estalagem de S. Miguel onde receberam a visita especial do Irmão Diamantino, irmão Mariano, que nos ensinou outra forma de orar a Maria através das danças contemplativas realizadas entre mães e filhos.

Sorrisos, lágrimas e muitos afetos não faltaram nesta manhã de ação de graças a todas as mães. Obrigada a todos os meninos e mães que estiveram presentes. O nosso coração está cheio do vosso carinho!

“Obrigada Maria, pela mãe que me deste; por todas as mães do mundo; pelas ricas e pelas pobres; pelas mães tias e mães avós; pela mãe, que embala ao colo o filho que não é seu; pela saudade querida, da mãe que já partiu; pelo amor, maravilhoso que une mães e filhos; eu Te agradeço”.

Festa da Palavra
Festa da Palavra

Festa da Palavra

Festa da Palavra

Festa da Palavra

2018-04-30

Festa da Palavra

 

"A Tua palavra, Senhor, alegra a minha vida!" No passado dia 29 de abril os meninos do 4° ano de catequese celebraram a Festa da Palavra. Cânticos alegres, muitos sorrisos e agradecimentos especiais fizeram parte desta celebração. Esta que foi apenas mais uma etapa destes catequizandos na longa caminhada de descoberta deste Deus que é o caminho, a verdade e a vida! Estamos todos de coração cheio! Um obrigada especial aos pais das crianças por estarem sempre presentes e nos acompanharem nesta caminhada!                                                                                   Cat. 4.º ano Catarina

Catequese Fora de Portas
Catequese Fora de Portas

Catequese Fora de Portas

Catequese Fora de Portas

Catequese Fora de Portas

Catequese Fora de Portas

Catequese Fora de Portas

2018-03-25

Movidos pelo Amor que se entrega na Cruz… ao Teu encontro vamos, Senhor!

Foi sob o tema da Caminhada Quaresmal deste ano que tem como base o Amor de Jesus por nós: um amor que é paciente, não é interesseiro, não invejoso, é amável, não é arrogante, nem é orgulhoso, que os catequistas do 4º ano de catequese proporcionaram no passado sábado, dia 24 de março, uma catequese diferente aos seus Catequizandos e pais.

O local escolhido foi o Parque Temático Molinológico de Ul e, apesar da chuva que de vez em quando dava ares da sua graça, muitas foram ainda as crianças e pais que estiveram presentes e não quiseram perder esta tarde de encontro com Jesus.

Estando nós em Tempo de Quaresma, não podíamos deixar de mostrar às nossas crianças como foi toda a Caminhada de Jesus até à Sua morte por nós, na Cruz, e Sua posterior Ressurreição. Assim, realizamos uma Via Sacra que se veio a tornar bastante especial.

A Via-Sacra é uma oração que tem como objectivo meditar na Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. É o reviver dos últimos momentos da vida de Jesus na terra, através de 14 estações, cada uma delas dedicada a uma etapa do caminho percorrido por Jesus. É através deste caminho de adoração que os cristãos procuram compreender melhor o amor incondicional de Jesus por todos nós e, só fazendo esta caminhada, estaremos mais preparados para a Páscoa.

E assim, num clima de silêncio, respeito mas também de muito amor por este Jesus, construímos, ao longo da nossa Via-Sacra, a nossa própria cruz; meditações, orações e cânticos também acompanharam esta nossa “Via de Amor” sempre com a participação especial das nossas crianças e dos seus pais.

No final, cada criança teve a oportunidade de pegar na Cruz que construímos para também elas sentirem o “peso” da Cruz de Jesus e terem consciência que cada um de nós também tem a sua própria cruz, que em nada se compara ao peso da Cruz de Jesus que tudo suportou, nunca Se lamentando e que carregou de cabeça erguida por Amor a todos nós. Para posterior recordação, todos os presentes assinaram a cruz que construímos.

De coração cheio só nos resta agradecer aos nossos Catequizandos e pais pela presença nesta tarde de encontro com Jesus. E a Ti, Senhor, por nos teres escolhido e nos abraçares diariamente com o Teu amor eterno e sem fim. Sabemos que não é fácil amar como Tu nos ensinas, mas ajuda-nos a viver como Teus discípulos.

                                                                                             P’ 4.º ano  Catarina Dionísio

A BÍBLIA
<strong><span style=A BÍBLIA " />

<strong><span style=A BÍBLIA " />

<strong><span style=A BÍBLIA " />

2017-11-26

Festa da Entrega da Bíblia: A catequese do 4.º Ano, celebrou a 26 de novembro, a entrega da Bíblia - Palavra de Deus. Foram 84 crianças que ficaram mais enriquecidas com esta prenda do Pai Celeste.

Uma igreja superlotada, e com a graça do canto das crianças e assembleia tão bem participado. Houve momentos de emoção, de alegria e de amor. Jesus Comunicou-nos a Palavra de Deus como sinal da Sua amor por nós. Palavra essa, que ensina tudo o que devemos fazer para chegar ao Pai...

 

Reconhecendo as palavras do Papa Francisco, este livro é de grande importância na vida do Cristão. A Bíblia é a fonte de energia e conhecimento do grande projecto de amor que Deus tem para com o seu povo.

 

“Ao contrário do que parece à primeira vista, a Bíblia não é um livro único e independente, mas uma colecção de 73 livros, uma mini-biblioteca que destaca a aliança e plano de salvação de Deus para com a humanidade. É interessante observar que alguns livros possuem poucas ou até mesmo uma única página escrita, mas mesmo assim são considerados como livros. A Igreja, que é a coluna e sustentáculo da verdade (1Tm 3,15), guarda fielmente a fé uma vez por todas confiada aos santos (Cf. Jd 1,3). É ela que conserva a memória das Palavras de Cristo, é ela que transmite de geração em geração a confissão de fé dos apóstolos. Como uma mãe que ensina seus filhos a falar e, com isso, a compreender e a comunicar, a Igreja, nossa Mãe, nos ensina a linguagem da fé, para introduzir-nos na compreensão e na vida da fé”. (C.I.C.)

                                                                                                              4.º ano catequese
FÁTIMA: “JUBILEU JOVEM” 2017
<strong style=FÁTIMA: “JUBILEU JOVEM” 2017 " />

<strong style=FÁTIMA: “JUBILEU JOVEM” 2017 " />

<strong style=FÁTIMA: “JUBILEU JOVEM” 2017 " />

<strong style=FÁTIMA: “JUBILEU JOVEM” 2017 " />

<strong style=FÁTIMA: “JUBILEU JOVEM” 2017 " />

2017-09-15

FÁTIMA: “JUBILEU JOVEM” 2017

Nos passados dias 9 e 10 Setembro 2017, em Fátima, decorreu o Jubileu Jovem de forma a comemorar o Centenário das Aparições da Nossa Senhora.

Na parte da manhã do dia 9, toda a Diocese do Porto, representada pelos seus párocos, diáconos e paroquianos, celebrou a Eucaristia festiva enchendo o santuário de Fátima, o que muito alegrou os últimos dias do nosso saudoso falecido Bispo D. António Francisco dos Santos. Havia apelado à adesão desta peregrinação dizendo «Vamos como Igreja inteira peregrinar a Fátima para caminharmos com Maria nas fontes da alegria».

Integrados na Peregrinação diocesana do Porto a Fátima, alguns jovens da nossa paróquia tiveram a oportunidade de participar, representando a vigararia de Oliveira de Azeméis/ SJM, na DIRECTA PACIS, uma noite inteira de oração e recolhimento com Maria.

Após introdução pela Irmã Ângela que nos maravilhou com uma explicação apaixonante sobre o milagre das aparições e as personalidades dos Santos Francisco e Jacinta, pastorinhos de Fátima, enfrentaram o frio e o cansaço que se acumulavam ao longo do dia, sempre com energia e um sorriso de quem vive a Fé fora de portas.

Ao longo dos dois dias, os jovens tiveram a oportunidade de experiênciar a fé em comunhão e valorizar a importância da oração e do silêncio junto de Maria, a Mãe que intercede por nós ao Pai.

“Descobrimos que o segredo da Paz é sair de nós mesmos, focar-nos no essencial que é Deus, caminhar com Maria no silêncio, na oração, entregando e confiando-Lhe toda a nossa vida. Apenas com Ele vivo, dentro de nós, podemos sentir e transmitir Jesus, partilhando assim da construção da Paz.”

“A Teia de Deus – 12.º Ano”

CAMINHADA SOLIDÁRIA NOTURNA…

<p style= CAMINHADA SOLIDÁRIA NOTURNA…

" />

<p style= CAMINHADA SOLIDÁRIA NOTURNA…

" />

2017-04-29

CAMINHADA NOTURNA…

   No passado dia 29 de abril vários oliveirenses saíram à rua para uma Caminhada Noturna por terras de S. Miguel. Com o objetivo de angariar fundos para as obras de restauro do monumento histórico da Igreja Matriz de Oliveira de Azeméis, foram vários os paroquianos, e tantos outros que quiseram contribuir para esta causa, totalizando cerca de 500 pessoas, num percurso de aproximadamente duas horas. O clima de convívio, amizade e união contribuíram para o sucesso desta iniciativa, que apesar da ameaça da chuva, não fez desanimar todos aqueles que solidaria e generosamente protagonizaram este acontecimento.

   Fica o nosso agradecimento a todos os que contribuíram para o êxito desta Caminhada, com especial atenção à Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, aos Bombeiros Voluntários, à Proteção Civil de Oliveira de Azeméis e ao fotógrafo Alfredo Pinho.

   Na certeza de que experiências como esta são para repetir, recordemos que o verdadeiro cristão é aquele que não tem medo de agir. É aquele que avança sem receio e que desempenha a sua missão de evangelização de forma corajosa, promovendo a união dos membros da sua Igreja, e o acolhimento de todos os que se dizem não crentes. Simplesmente porque valores como a amizade e o amor prevalecem em cada um de nós.

 

A Organização da Catequese

1.º Domingo da Quaresma
1.º Domingo da Quaresma

2017-03-02

1.º Domingo da Quaresma
1 2 3 4 5 6 7 >
contactar instituição | webmaster
powered by trampolim.pt