Liturgia Catequese Movimentos Historial Cartorio Cantinho Links Úteis Destaque
Atividades
Agenda
Folha Dominical
Jornal
Noticias
Recursos

Agenda

Dia 21 - Adoração: Conf. Do SS.mo: 17,45h.



Dia 20 - Início da Escola Vicarial de leigos: 1.º Encontro: 21,30h. S.J. Madeira

Dia 19 - Coro dos Pequenos Cantores: Recomeço dos ensaios, 21h

Dia 18 - Início do Oitavário de Ora&cce

Dia 15 - Reunião de Pais e Padrinhos para o pe

Dia 13 - Adoração: 18,30h (Mens.de Fátima)



Dia 8 - Festa do Baptismo do Senhor.



Dia 7 - Festa da Infância Missionária.

Dia 7 - Bênção dos Padrinhos - crianças: 10,30h.

Dia 7 - Epifania do Senhor



Dia 6 - Bênção dos Padrinhos (jovens): 19,30h.

Dia 5 - Hora de Adoração:18,30h. (A. da Oração)

Dia 3 - Reunião dos catequistas Delegados.

Dia 1 - 51.º Dia Mundial da Paz

Dia 1 - Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

Janeiro de 2018



Dia 31 – Missa Vespertina: às 16,30h

Dia 31 - Sagrada Família: Jesus, Maria e José. (Bênção das Famílias) em todas as missas<

Dia 30 - Bênção das Famílias : 19,30h (Jovens)

Dia 28 - Festa dos Santos Inocentes.

[ ver tudo ]
A BÍBLIA
<strong><span style=A BÍBLIA " />

<strong><span style=A BÍBLIA " />

<strong><span style=A BÍBLIA " />

2017-11-26

Festa da Entrega da Bíblia: A catequese do 4.º Ano, celebrou a 26 de novembro, a entrega da Bíblia - Palavra de Deus. Foram 84 crianças que ficaram mais enriquecidas com esta prenda do Pai Celeste.

Uma igreja superlotada, e com a graça do canto das crianças e assembleia tão bem participado. Houve momentos de emoção, de alegria e de amor. Jesus Comunicou-nos a Palavra de Deus como sinal da Sua amor por nós. Palavra essa, que ensina tudo o que devemos fazer para chegar ao Pai...

 

Reconhecendo as palavras do Papa Francisco, este livro é de grande importância na vida do Cristão. A Bíblia é a fonte de energia e conhecimento do grande projecto de amor que Deus tem para com o seu povo.

 

“Ao contrário do que parece à primeira vista, a Bíblia não é um livro único e independente, mas uma colecção de 73 livros, uma mini-biblioteca que destaca a aliança e plano de salvação de Deus para com a humanidade. É interessante observar que alguns livros possuem poucas ou até mesmo uma única página escrita, mas mesmo assim são considerados como livros. A Igreja, que é a coluna e sustentáculo da verdade (1Tm 3,15), guarda fielmente a fé uma vez por todas confiada aos santos (Cf. Jd 1,3). É ela que conserva a memória das Palavras de Cristo, é ela que transmite de geração em geração a confissão de fé dos apóstolos. Como uma mãe que ensina seus filhos a falar e, com isso, a compreender e a comunicar, a Igreja, nossa Mãe, nos ensina a linguagem da fé, para introduzir-nos na compreensão e na vida da fé”. (C.I.C.)

                                                                                                              4.º ano catequese
FÁTIMA: “JUBILEU JOVEM” 2017
<strong style=FÁTIMA: “JUBILEU JOVEM” 2017 " />

<strong style=FÁTIMA: “JUBILEU JOVEM” 2017 " />

<strong style=FÁTIMA: “JUBILEU JOVEM” 2017 " />

<strong style=FÁTIMA: “JUBILEU JOVEM” 2017 " />

<strong style=FÁTIMA: “JUBILEU JOVEM” 2017 " />

2017-09-15

FÁTIMA: “JUBILEU JOVEM” 2017

Nos passados dias 9 e 10 Setembro 2017, em Fátima, decorreu o Jubileu Jovem de forma a comemorar o Centenário das Aparições da Nossa Senhora.

Na parte da manhã do dia 9, toda a Diocese do Porto, representada pelos seus párocos, diáconos e paroquianos, celebrou a Eucaristia festiva enchendo o santuário de Fátima, o que muito alegrou os últimos dias do nosso saudoso falecido Bispo D. António Francisco dos Santos. Havia apelado à adesão desta peregrinação dizendo «Vamos como Igreja inteira peregrinar a Fátima para caminharmos com Maria nas fontes da alegria».

Integrados na Peregrinação diocesana do Porto a Fátima, alguns jovens da nossa paróquia tiveram a oportunidade de participar, representando a vigararia de Oliveira de Azeméis/ SJM, na DIRECTA PACIS, uma noite inteira de oração e recolhimento com Maria.

Após introdução pela Irmã Ângela que nos maravilhou com uma explicação apaixonante sobre o milagre das aparições e as personalidades dos Santos Francisco e Jacinta, pastorinhos de Fátima, enfrentaram o frio e o cansaço que se acumulavam ao longo do dia, sempre com energia e um sorriso de quem vive a Fé fora de portas.

Ao longo dos dois dias, os jovens tiveram a oportunidade de experiênciar a fé em comunhão e valorizar a importância da oração e do silêncio junto de Maria, a Mãe que intercede por nós ao Pai.

“Descobrimos que o segredo da Paz é sair de nós mesmos, focar-nos no essencial que é Deus, caminhar com Maria no silêncio, na oração, entregando e confiando-Lhe toda a nossa vida. Apenas com Ele vivo, dentro de nós, podemos sentir e transmitir Jesus, partilhando assim da construção da Paz.”

“A Teia de Deus – 12.º Ano”

CAMINHADA SOLIDÁRIA NOTURNA…

<p style= CAMINHADA SOLIDÁRIA NOTURNA…

" />

<p style= CAMINHADA SOLIDÁRIA NOTURNA…

" />

2017-04-29

CAMINHADA NOTURNA…

   No passado dia 29 de abril vários oliveirenses saíram à rua para uma Caminhada Noturna por terras de S. Miguel. Com o objetivo de angariar fundos para as obras de restauro do monumento histórico da Igreja Matriz de Oliveira de Azeméis, foram vários os paroquianos, e tantos outros que quiseram contribuir para esta causa, totalizando cerca de 500 pessoas, num percurso de aproximadamente duas horas. O clima de convívio, amizade e união contribuíram para o sucesso desta iniciativa, que apesar da ameaça da chuva, não fez desanimar todos aqueles que solidaria e generosamente protagonizaram este acontecimento.

   Fica o nosso agradecimento a todos os que contribuíram para o êxito desta Caminhada, com especial atenção à Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, aos Bombeiros Voluntários, à Proteção Civil de Oliveira de Azeméis e ao fotógrafo Alfredo Pinho.

   Na certeza de que experiências como esta são para repetir, recordemos que o verdadeiro cristão é aquele que não tem medo de agir. É aquele que avança sem receio e que desempenha a sua missão de evangelização de forma corajosa, promovendo a união dos membros da sua Igreja, e o acolhimento de todos os que se dizem não crentes. Simplesmente porque valores como a amizade e o amor prevalecem em cada um de nós.

 

A Organização da Catequese

1.º Domingo da Quaresma
1.º Domingo da Quaresma

2017-03-02

1.º Domingo da Quaresma
Velada de Oração
Velada de Oração

Velada de Oração

Velada de Oração

Velada de Oração

2017-02-11

Velada de Oração

Memória dos Amigos Pastorinhos: Ensinar a rezar o terço…

No passado dia 11 de fevereiro, a nossa catequese uniu-se a Maria para atender ao seu pedido:” Rezai o Terço todos os dias”. Centenas de crianças, nos três horários de catequese, encheram a nossa Igreja e com entusiasmo, rezaram, cantaram e levaram muitos “porquês” para casa.

Digamos que não é uma caminhada fácil, mas é o caminho de Maria, o caminho do exemplo da mulher de fé, silêncio e escuta, que queremos transmitir e dar a conhecer ás nossas crianças.

O objetivo desta catequese, foi explicar que o terço não é uma oração do passado é do presente e deve ser o nosso presente, todos os dias à Virgem Maria.

O Santo Rosário tem grande importância para a Igreja do nosso tempo.

Nossa Senhora apresentou-se aos pastorinhos sob o título de “Senhora do Rosário”. De fato, a própria Senhora pediu a Lúcia, Francisco e Jacinta que rezassem o terço todos os dias, pelos próprios pecados, e, principalmente, pela salvação dos pecadores.

Rezai o Terço todos os dias. Rezai, rezai muito! E fazei sacrifícios pelos pecadores, que vão muitas almas para o Inferno, por não haver quem se sacrifique e peça por elas. Quando rezardes o Terço, dizei depois de cada mistério: Ó meu bom Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do Inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.”  Fátima 1917 

Encontro Interconfessional: 

<p style= Encontro Interconfessional: 

" />

<p style= Encontro Interconfessional: 

" />

<p style= Encontro Interconfessional: 

" />

<p style= Encontro Interconfessional: 

" />

2017-01-25

Encontro Interconfessional:

Reconciliação é o amor de Cristo que nos impele”, (2 Co 5, 14-20) foi a mensagem que denominou o Encontro Interconfessional que ocorreu no passado sábado, dia 21 de janeiro de 2017, na Estalagem de São  Miguel no Parque de La-Salette, em Oliveira de Azeméis.

Integrado na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, o encontro contou com a participação de membros e representantes da Igreja Católica, da Igreja Evangélica Metodista e da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

 Esta iniciativa teve como principal intuito revelar que o amor de Cristo nos impele a orar, mas também a ir além das nossas preces pela unidade entre os cristãos.

As Congregações e Igrejas necessitam do dom da reconciliação de Deus como uma fonte de vida. Todos somos cristãos. Todos seguimos o caminho de Deus. Todos somos chamados a ser testemunhas no mundo expressando esta realidade: “que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti; que também eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste” (João 17,21).

 

Sofia Borges e Catarina Ventura

Juntos na Missão
Juntos na Missão

Juntos na Missão

Juntos na Missão

Juntos na Missão

Juntos na Missão

Juntos na Missão

2016-11-12

Juntos na Missão, Café concerto

 

No passado dia 12 de novembro realizou-se na Estalagem de S. Miguel no Parque de La-Salette, em Oliveira de Azeméis, o Café Concerto que teve como objetivo angariar fundos para a Campanha Missionária “Juntos na Missão”.

É de coração cheio e com enorme alegria que certificamos o grande SUCESSO deste evento que contou com a participação de, aproximadamente, 300 pessoas.

É bom sentir que as pessoas se unem por causas como esta e como disse o Pe. Amaro “é bom sentir que não estou sozinho nesta missão”.

Fica o agradecimento a todos aqueles que direta ou indiretamente tornaram possível a realização desta iniciativa.

Um agradecimento especial ao Pe. Amaro pelo maravilhoso trabalho que desenvolve na Paróquia de Chibuto, em Moçambique, razão pela qual esta Campanha se ergueu.

A missão totalizou um valor angariado de 2000€, aproximadamente.

Fica a certeza de que todo o esforço e dedicação foram recompensados.

Juntos, continuemos em Missão…                                       

                                                                       A Pastoral Juvenil



2016-09-19

Bênção dos Casais novos – 3.º encontro diocesano

Inscrições e informações: www.pastoralfamiliarporto.pt

Irá decorrer no dia 25 de Setembro, pelas 14.30 horas, na Casa Diocesana de Vilar o 3º Encontro diocesano e Casais Novos, que será presidido pelo Senhor D. António Francisco.

No convite, diz-lhes o nosso Bispo: "... Vós, queridos casais, sois uma bênção para a Diocese do Porto e constituis uma das mais belas razões da nossa alegria e da nossa esperança no futuro da Igreja e no bem do mundo. Na Exortação Apostólica pós-sinodal do Papa Francisco «Amoris Laetitia» começa assim: «A alegria do amor que se vive nas famílias é também júbilo da Igreja» (AL. 1). É esta alegria que queremos partilhar no encontro convosco para a transformamos em anúncio da alegria do Evangelho que assumimos como nossa missão.

Solicitamos às paróquias, às estruturas da Pastoral Familiar e aos Movimentos da Família que se movimentem e organizem no sentido de conseguirmos uma grande participação de casais noivos destes últimos cinco anos.

 

Fonte: sítio da Diocese do Porto

[ Download ]
1 2 3 4 5 6 >
Informações Uteis
Datas Importantes:
Cursos de Noivos 2017/2018

Celebrações Baptismais 2018

Eucaristias Jovens 2017/18

Eucaristias Crianças 2017/18

Festas em Catequese 2017/18

Celebrações Festivas em Catequese 2017/18

Intenções de Missa

15 a 21 de Janeiro

8 a 14 de Janeiro

01 a 07 de Janeiro 2018



25 a 31 de Dezembro

18 a 24 de Dezembro

11 a 17 de dezembro

4 a 10 de Dezembro

27 de novembro a 3 de dezembro

20 a 26 de novembro

13 a 19 de novembro

6 a 12 de Novembro 

[ ver tudo ]
contactar instituição | webmaster
powered by trampolim.pt