2016-02-21

Velada de Oração:

No dia 20 de Fevereiro celebrou-se a Festa Litúrgica dos Pastorinhos de Fátima.

Para assinalar esta data, a catequese da nossa Paróquia preparou uma Velada de Oração com a presença das crianças e jovens para rezar aos pastorinhos de Fátima, que são para nós, modelos de União e Verdadeira amizade.

A oração das crianças, pela inocência e força da sua entrega, é eficaz, generosa e reparadora.

Com a sua oração «Jesus pode fazer frutificar nelas, muitas coisas; proteger as suas famílias e a nossa Pátria.»

A mensagem de Fátima, entregue a três crianças, é bem clara quanto à importância do terço. Urge restaurar a fé. Importa trabalhar e confiar nas promessas de Nossa Senhora; uma responsabilidade que devemos assumir:

«Em Portugal manter-se-á sempre o dogma da fé…» «Por fim o Meu Imaculado Coração triunfará e será concedido ao mundo algum tempo de Paz.» Porque a graça de Deus toca todo o coração que se lhe abre, a oração é uma boa forma de crianças e adultos se abrirem às graças que Jesus queira dar.

Com a alegria de todos que presenciaram e animaram esta celebração, podemos transmitir às crianças que rezar o Terço não é recordar o “antigamente” mas frutificar e crescer na Fé e na ternura que a Mãe do Céu nos ensinou.                                                            Catequese da Infância

2016-02-16

Atividades da Campanha do Advento 2015 - 10.º Ano

2015-12-27

COMO É O NOSSO “NATAL HOJE”?

No passado sábado dia 19 Dezembro, os jovens do 10º ano de catequese, viveram uma sessão especial de Natal, algo diferente. Partilharam com os pais que acederam ao convite dos catequistas, sobre o que pensam do “Natal de Hoje”, como o vivem e ao que dão importância nestes dias. Todos chegaram á conclusão que, embora saibam que o Natal é a Festa do Nascimento de Jesus, poucos se lembram d’Ele nessa noite. Entre a alegria e o convívio familiar, a azáfama das guloseimas e das prendas novas, o Deus Menino acaba esquecido, especialmente pelas crianças que se deixam levar mais pela emoção do brinquedo novo. No entanto, é essa inocência de criança que os mais velhos necessitam para dar maior relevo ao verdadeiro Natal para demonstrar mais o carinho e amor que sentem uns pelos outros, deixando que o consumo desenfreado e desnecessário dê lugar aos beijos , aos abraços e ao “Gosto muito de ti”.

Mas, com tanto sofrimento e desgraças nos nossos dias, onde está Jesus?

Será que continua a haver Natal?

Foi em busca desta resposta, que, semana após, semana, neste Advento, os jovens do 10º ano foram construindo “A GAZETA DO NATAL”, jornal de parede que está exposto na nossa igreja. Nas mais pequenas coisas, desde o amanhecer à noite escura e estrelada, do mais humilde ao mais culto, onde menos se espera, encontramos Jesus… onde menos nos lembramos de procurar: dentro de nós! Os pais também marcaram a sua presença neste cartaz, mostrando que estão lá quando os filhos precisam da mão para seguir adiante e com os catequistas para fazer cumprir este audaz projeto do Senhor.

Foi com oração conjunta, compromisso final de todos que terminou esta sessão especial, seguida de um pequeno lanche partilhado e participação na Eucaristia de Jovens.

O Presépio, que fez parte dos nossos encontros em período de Advento, terá maior lugar de relevo nas nossas casas neste Natal. Será mais lembrado certamente por estes jovens e por estes pais, cuja maior alegria é terem a família reunida.

A alegria e as graças serão maiores quanto maior for a presença deste Jesus que é Amor e Vida em cada um de nós. Continuação de Boas Festas!                                                                   Os catequistas 10º ano

Natal-Celebrar a vinda do Senhor

2015-12-27