1.º ano de Catequese - dia da Mãe no Santuário de La-Salette

2015-05-05

No passado dia 2 de Maio, o grupo de catequese do 1º ano uniu mães e filhos como vem sendo hábito, mas desta feita, no Santuário de Nª Senhora da La-Salette.

Quisemos partilhar este dia especial para as mães, com a Mãe mais próxima, Mãe mais íntima, Mãe de todos e de todos os momentos.

Foi uma catequese partilhada com a mensagem do Papa Francisco. Uma mensagem escrita à luz do Evangelho de S. Lucas (Lc 1, 26-32 ), onde o SIM de Maria simboliza o Sim das mulheres que aceitam e se entregam aos outros com todo o amor e dedicação.

Tivemos momentos de poesia, oração e testemunhos de filhos e mães. Mães, Mães avós, Mães tias, Mães catequistas…Mães, porque estão no momento certo para cuidar, apoiar, amar e testemunhar esse amor, à imagem de Maria a verdadeira Mãe da humanidade.

Parabéns, seria pouco para expressar a alegria e emoção que se fez sentir neste dia.

Repetir será o nosso desejo para aprendermos mais com estas Mulheres guerreiras que deixaram tudo para dar a mão às nossas crianças e desprovidas de tudo, deixaram fluir os sentimentos mais íntimos, como as lágrimas.

Tal como começamos, acabamos com as palavras do nosso grande Mestre:

«Queridas mães, obrigado, obrigado por aquilo que vocês são na família e por aquilo que dão à Igreja e ao mundo. E a ti, amada Igreja, obrigado por ser mãe. E a ti, Maria, mãe de Deus, obrigado por fazer-nos ver Jesus. E obrigado a todas as mães aqui presentes: saudamo-vos com um aplauso!». Citação de Papa Francisco

t-size:12.0pt;line-height:107%'>

Retiro do 6.º ano de catequese em Cucujães
<strong><span style=Retiro do 6.º ano de catequese em Cucujães " />

2015-05-04

Retiro do 6.º ano de catequese

No dia 2 de maio, 60 crianças do 6º ano, reuniram-se num dia de retiro, nesta etapa da preparação próxima para a Profissão de Fé. Todos unidos em Comunhão (Comum União) com Ele e uns com os outros. Como nosso orientador, o irmão Zé Silva, jesuíta.

Temas: Manhã: a minha fé e a história de Deus na minha vida.

Tarde: o meu compromisso com Deus (o que fiz, o que faço, o que farei por Jesus?).

De manhã começámos por começar por recordar a história de amor De Deus com a Humanidade, menina dos Seus olhos.

De seguida, individualmente, cada um preencheu a sua página do Febook, e depois partilhámos em pequenos grupos respondendo a 3 questões:

1º Talentos/Valores/Gostos - 2º Momentos especiais com Jesus - 3º Quem é Jesus para mim?
A manhã terminou com a apresentação dos posters criados pelos grupos.

Após uma Mesa posta e partilhada, seguida de umas brincadeiras coletivas, iniciou-se a tarde com um filme intenso, "Os poderosos".

Como pudemos constatar com o filme, combinando as capacidade de ambos, os dois amigos conseguiram ultrapassar limitações individuais e vencer qualquer adversidade.

O mesmo se passa connosco: Nós somos o Corpo de Cristo! Ele é a Cabeça e nós somos os membros. Formamos com Jesus Ressuscitado o Cristo Total!

Assim, descobrimos que professar a Fé é viver de acordo com aquilo em que acreditamos, é descobrirmos o nosso compromisso que possibilita que sejamos, cada dia mais, Corpo de Cristo, deixando-nos guiar por Ele.

Por isso, cada adolescente fez o seu compromisso que lhe será entregue no dia da Profissão de Fé, para ser guardado para toda a vida.                                                           Pelo grupo do 6.º ano – Alexandra Esteves

CAMPANHA PASCAL 2015 - 5.º Domingo da Páscoa - GUARDAI
<span style=CAMPANHA PASCAL 2015 - 5.º Domingo da Páscoa - GUARDAI " />