Atividades da Campanha do Advento 2015 - 10.º Ano

2015-12-27

COMO É O NOSSO “NATAL HOJE”?

No passado sábado dia 19 Dezembro, os jovens do 10º ano de catequese, viveram uma sessão especial de Natal, algo diferente. Partilharam com os pais que acederam ao convite dos catequistas, sobre o que pensam do “Natal de Hoje”, como o vivem e ao que dão importância nestes dias. Todos chegaram á conclusão que, embora saibam que o Natal é a Festa do Nascimento de Jesus, poucos se lembram d’Ele nessa noite. Entre a alegria e o convívio familiar, a azáfama das guloseimas e das prendas novas, o Deus Menino acaba esquecido, especialmente pelas crianças que se deixam levar mais pela emoção do brinquedo novo. No entanto, é essa inocência de criança que os mais velhos necessitam para dar maior relevo ao verdadeiro Natal para demonstrar mais o carinho e amor que sentem uns pelos outros, deixando que o consumo desenfreado e desnecessário dê lugar aos beijos , aos abraços e ao “Gosto muito de ti”.

Mas, com tanto sofrimento e desgraças nos nossos dias, onde está Jesus?

Será que continua a haver Natal?

Foi em busca desta resposta, que, semana após, semana, neste Advento, os jovens do 10º ano foram construindo “A GAZETA DO NATAL”, jornal de parede que está exposto na nossa igreja. Nas mais pequenas coisas, desde o amanhecer à noite escura e estrelada, do mais humilde ao mais culto, onde menos se espera, encontramos Jesus… onde menos nos lembramos de procurar: dentro de nós! Os pais também marcaram a sua presença neste cartaz, mostrando que estão lá quando os filhos precisam da mão para seguir adiante e com os catequistas para fazer cumprir este audaz projeto do Senhor.

Foi com oração conjunta, compromisso final de todos que terminou esta sessão especial, seguida de um pequeno lanche partilhado e participação na Eucaristia de Jovens.

O Presépio, que fez parte dos nossos encontros em período de Advento, terá maior lugar de relevo nas nossas casas neste Natal. Será mais lembrado certamente por estes jovens e por estes pais, cuja maior alegria é terem a família reunida.

A alegria e as graças serão maiores quanto maior for a presença deste Jesus que é Amor e Vida em cada um de nós. Continuação de Boas Festas!                                                                   Os catequistas 10º ano

Natal-Celebrar a vinda do Senhor

2015-12-27

Natal-Celebrar a vinda do Senhor
Campanha do Advento - 4.ª Semana - ACOLHER

2015-12-21

Campanha do Advento - 4.ª Semana - ACOLHER
Campanha do Advento - 3.ª Semana - ALEGRAR

2015-12-15

Campanha do Advento - 3.ª Semana - ALEGRAR
<span style=Campanha do Advento - 2.ª Semana - CONFIAR " />

2015-12-07

<span style=Campanha do Advento - 2.ª Semana - CONFIAR " />

2015-12-07

Campanha do Advento - 1.ª Semana - VIGIAR

2015-11-30

Campanha do Advento - 1.ª Semana - VIGIAR
Encontro de catequistas da Paróquia de Oliveira de Azeméis Setembro 2015

2015-09-26

Encontro de catequistas da Paróquia de Oliveira de Azeméis:

No passado dia 26 de setembro realizou-se, no parque de La-Salette, mais um encontro de catequistas da nossa paróquia.

O ponto de encontro foi o Santuário de Nossa Senhora de La-Salette. Iniciou-se com uma oração de oferecimento do dia seguido de leitura e reflexão do Evangelho feita pelo nosso Pároco, o Sr. Pe. Albino. Terminou-se com uma linda ação de graças e como não podia deixar de ser, um cântico. Cântico onde pedimos ao Senhor que nos desse a Sua mão para que caminhando pela Sua estrada fiquemos para sempre junto a Ele.

Seguiu-se uma dinâmica de reflexão para a qual nos foi dado um coração vermelho, uma folha branca com um ponto preto ao centro e sementes. Olhando para esse ponto negro juntamente com o coração o que sentiríamos, o que nos levaria a refletir, a partir da leitura do Evangelho que tínhamos acabado de escutar...

Foram momentos de intensa reflexão e partilha. O ponto preto no centro da folha branca é um ponto de encontro (de catequistas), um início, uma semente que para germinar tem de “morrer”. Uma passagem da escuridão para a “Luz”, para a “Vida”! Assim como a semente tem de morrer para germinar, Jesus deu a Sua Vida na Cruz por amor a nós, para nos salvar.

No coração, cada catequista escreveu o que sentiu nessa reflexão ao jeito de compromisso para este novo ano catequético. Linda flor se formou com os corações dobrados e numa Cruz se colocou! As sementes foram semeadas num vaso onde se colocou algumas pedras, que representam as dificuldades que nos aparecem ao longo da vida, e terra fértil, onde germinarão e crescerão. Regada a terra colocou-se dentro do vaso a Cruz.

Depois da boa disposição e alegria do almoço, tivemos partilha de dinâmicas e experiências vividas pelos catequistas. Com entusiasmo, boa disposição, energia, união e a força do Espírito Santo realizou-se este encontro de catequistas.

Bem-haja o nosso querido Padre Albino! Bem haja todos os catequistas presentes e os que em união estavam connosco neste ponto de encontro! Que o Divino Espírito Santo nos ilumine e acompanhe nesta caminhada em Missão!
< 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 >