Escola Vicarial de Leigos: Vigararia de Oliveira de Azeméis/São João da Madeira

2018-01-09

Doutrina Social da Igreja: 21,30h no Salão Paroquial de São João da Madeira.

A Escola Vicarial de Leigos da Vigararia de Oliveira de Azeméis / S. João da Madeira, vai levar a efeito sete encontros de formação. Os temas tocam aspetos sociais importantes desde os princípios da Doutrina Social da Igreja, a centralidade da pessoa humana, a ecologia, a parte socio-caritativa da solidariedade, a presença da Igreja nos lugares mais afastados, a centralidade da família e, por último, o compromisso social do cristão. Os temas são unidades complementares, mas que por si só têm a sua identidade, o que possibilitaria serem tratados como tal. Os sete temas estão ordenados da seguinte forma:

20 Janeiro :   - 1º “Ainda há Lugar para uma Doutrina Social da Igreja?” - Dr. Jorge Cunha - Assistente da Comissão Diocesana de Justiça e Paz

27 Janeiro:      - 2.º “Aposta numa Economia mais Solidária” – Dr. Américo Mendes, UCP.

03 Fevereiro:   - 3.º “Cuidar da Casa Comum”. - Dr. Francisco Ferreira, A. “ZERO”.

10 Fevereiro:     - 4.º“A Defesa da Igualdade Humana” -  Dr. Vitor Coutinho, vice-reitor do Santuário de Fátima e professor de ética na Universidade Católica.

17 Fevereiro  - 5.º “Uma Igreja nas Periferias” –  Padre José Maia, CMF.

24 Fevereiro:     - 6.º “O Futuro com a Família” – Dr.ª Helena Serra Fernandes, Professora e Drª Joana Fernandes.

10 Março:       - 7º “O Compromisso Social Cristão” – Dr.ª Laurinda Alves, Jornalista

A Escola Vicarial de Leigos terá o seu início a 20 de janeiro pelas 21.30h no Salão Paroquial de S. João da Madeira. Todos os interessados deverão fazer uma inscrição prévia no cartório paroquial.

A presença dos oradores convidados carece de confirmação.

Caminho - Epifania e Baptismo do Senhor

2018-01-05

Movidos pelo amor de Deus, Sejamos sempre missionários: A família ou a Igreja sempre a caminho não podem ficar na mesma depois do Natal. Regressemos do Presépio por outro caminho. A entrega do Hino à Caridade, inscrito numa pegada, para que sirva de inspiração à vida das famílias e da comunidade. Trata-se, pois, de um “caminho de perfeição que ultrapassa tudo”.

Movidos pela Estrela que brilha no amor, fomos, como os Magos do Oriente, atraídos pela Luz maior. Fazei-nos, Senhor, discípulos missionários que não podem calar ao mundo a alegria do Messias encontrado. Movidos pelo amor de Deus, sigamos o caminho da perfeição. A alegria do Evangelho é a nossa missão!

Caminhada - Sagrada Família e Santa Maria Mãe de Deus

2017-12-27

Movidos pelo amor de Deus, na riqueza do amor verdadeiro, na  Estrela que brilha no amor, encontramos Maria, José e o Menino, nosso Deus e único Salvador. Sagrada Família de Nazaré, dai-nos uma casa rica de amor, onde brilhe sempre a luz da fé. E que a chama da Paz, acesa no fogo desta lareira, brilhe na nossa casa e na Terra inteira.
Campanha do Advento - 4.ª Semana

2017-12-23

Movidos pela Estrela que brilha no amor, estamos à porta da Vossa casa. Deixai-nos entrar, Senhor. Pobre de meios, como uma tenda, é neste Presépio que nasce a Luz. E o nosso tesouro escondido é Jesus. Vinde, Senhor, e enriquecei-nos com os pobres, pela casa adentro. E brilharemos como estrelas no firmamento.

Campanha de Advento - 3ª semana
<font face=Campanha de Advento - 3ª semana " />

2017-12-15

Livres a acolher, em nossa casa e na nossa comunidade a fragilidade de pessoas e famílias marcadas pela separação, pela doença, pela deficiência, pela solidão, pelo luto. Fazê-lo através de uma visita, de um encontro, de um diálogo, de uma refeição em comum, de uma reunião, de um convívio, de um ágape fraterno.
Campanha de Avento - 2º Domingo
<span style=Campanha de Avento - 2º Domingo " />

2017-12-08

Movidos pela estrela que brilha no acolher em nossa casa e na nossa comunidade a fragilidade de pessoas e famílias marcadas pela separação, pela doença, pela deficiência, pela solidão, pelo luto.
Campanha de Avento - 1º Domingo

2017-11-28

Movidos pela estrela que brilha no amor, eis-nos, Senhor, a começar o nosso caminho para Belém.
CAMPANHA DE ADVENTO 2016 (1.ª Semana)

2016-11-30

< 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 >