Dia Diocesano da Juventude "DiaJ" em Gondomar

2016-04-28

Dia Diocesano da Juventude, Dia J- Jovens em ação - No passado sábado dia 23 de Abril, alguns jovens da nossa paróquia deslocaram-se até Gondomar para participar no Dia J- Dia Diocesano da Juventude -Dia de São Jorge (padroeiro dos escuteiros).

Da parte da manhã participaram numa celebração eucarística presidida, pelo Bispo da Diocese do Porto, Dom António Francisco, onde se encontravam cerca de cinco mil jovens e escuteiros da nossa diocese. Durante esta celebração contou-se também com a presença da Imagem Peregrina de Nª Sr.ª de Fátima à qual louvaram e agradeceram ao som de belos cânticos e da indispensável alegria de cada jovem.

Em seguida, os vários jovens que se encontravam no Multiusos de Gondomar foram divididos em grupos de trabalho nos quais desenvolveram diferentes atividades no âmbito do Ano da Misericórdia que estamos a viver. Aos jovens da nossa paróquia foi incumbida a responsabilidade de proteger o ambiente, também ela uma obra de misericórdia, pois foi Deus que criou a natureza, que criou o mundo.

Com esta tarefa nas mãos, os jovens pertencentes ao 11º e 12º anos da nossa paróquia subiram ao cimo do Monte de São Castro onde limparam, cavaram a terra e plantaram lindas flores que deixaram aquela zona mais embelezada. Por sua vez, os jovens do 10º ano realizaram o mesmo trabalho mas no Centro Infantil de Valbom. É de realçar ainda o espírito de companheirismo e a alegria que sempre estiveram presentes na realização de todas estas tarefas e que permitiram reforçar os laços de amizade já existentes.

Depois de todo o trabalho realizado, voltaram a reunir para partilharem a experiência que viveram durante a tarde e de que modo, esta os marcou. Um momento que se revelou muito emotivo seguido de uma oração das obras de misericórdia e que terminou ao som do hino do Ano da Misericórdia.

Ser jovem é ser mais, é dar-se, é receber, é viver e em cada lugar e em cada momento espelhar a misericórdia de Deus nos nossos atos e palavras. Ser jovem é participar no Dia J. Que venham mais encontros assim!

Os jovens do 10º, 11º e 12º anos

Palavra Chave: ACONSELHAR

2016-02-21

Velada de Oração:

No dia 20 de Fevereiro celebrou-se a Festa Litúrgica dos Pastorinhos de Fátima.

Para assinalar esta data, a catequese da nossa Paróquia preparou uma Velada de Oração com a presença das crianças e jovens para rezar aos pastorinhos de Fátima, que são para nós, modelos de União e Verdadeira amizade.

A oração das crianças, pela inocência e força da sua entrega, é eficaz, generosa e reparadora.

Com a sua oração «Jesus pode fazer frutificar nelas, muitas coisas; proteger as suas famílias e a nossa Pátria.»

A mensagem de Fátima, entregue a três crianças, é bem clara quanto à importância do terço. Urge restaurar a fé. Importa trabalhar e confiar nas promessas de Nossa Senhora; uma responsabilidade que devemos assumir:

«Em Portugal manter-se-á sempre o dogma da fé…» «Por fim o Meu Imaculado Coração triunfará e será concedido ao mundo algum tempo de Paz.» Porque a graça de Deus toca todo o coração que se lhe abre, a oração é uma boa forma de crianças e adultos se abrirem às graças que Jesus queira dar.

Com a alegria de todos que presenciaram e animaram esta celebração, podemos transmitir às crianças que rezar o Terço não é recordar o “antigamente” mas frutificar e crescer na Fé e na ternura que a Mãe do Céu nos ensinou.                                                            Catequese da Infância

< 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 >