Liturgia Catequese Movimentos Historial Cartorio Cantinho Links Úteis Destaque
Atividades
Agenda
Folha Dominical
Jornal
Noticias
Recursos

Visita Pastoral de D. Pio Alves á paróquia de Oliveira de Azeméis
Visita Pastoral de D. Pio Alves á paróquia de Oliveira de Azeméis

Visita Pastoral de D. Pio Alves á paróquia de Oliveira de Azeméis

Visita Pastoral de D. Pio Alves á paróquia de Oliveira de Azeméis

Visita Pastoral de D. Pio Alves á paróquia de Oliveira de Azeméis

Visita Pastoral de D. Pio Alves á paróquia de Oliveira de Azeméis

Visita Pastoral de D. Pio Alves á paróquia de Oliveira de Azeméis

2018-05-20

A visita pastoral de D. Pio Alves a Oliveira de Azeméis

 Decorreu de 14 a 20 de Maio, foi um momento alto de espiritualidade, partilhada com a vida de uma comunidade nas suas mais diversas vertentes, desde a Câmara Municipal, até à Junta de Freguesia, passando pelo Hospital e Centro de Saúde, Centro Social e Paroquial de S. Miguel, pelo Lar Pinto de Carvalho, pelos Bombeiros, pelas diversas Escolas, pelas Empresas, GNR, pelos Jornais e Rádio, Cerciaz, Centros de Dia, Santa Casa de Misericórdia, Universidade Sénior, idosos que vivem sós, doentes, movimentos paroquiais, não deixando de passar pelos jovens - 37 - que no dia 20 foram crismados em cerimónia plena de significado ( “Jovens, estais prontos para o serviço ? “ ) . 

As visitas pastorais têm a sua origem nas visitas que os Apóstolos faziam às co­mu­nidades cristãs por eles fundadas, que terão sido continuadas pelos bispos seus sucessores. Existem notícias dessas visitas desde o século IV, distinguindo-se neste campo o zelo do papa São Gregório Mag­no.

A Visita Pastoral é sempre um acontecimento de grande importância para a comunidade cristã. É uma visita em que o bispo, enquanto Pastor da Igreja, conhece, convive, dialoga, vê, ouve, recebe e partilha a sua palavra e especialmente o Evangelho com todos os fiéis e com a sociedade em geral, recebendo desta, contributos decisivos para uma melhor intervenção pastoral.

O bispo Dom Pio Alves aqueceu os corações com as suas sábias e meigas palavras a todos os que participaram nesses diversos encontros de partilha e de comunhão.

De coração cheio, queremos agradecer primeiramente a Deus, por todos os dons que nos concede, e em particular, por esta visita do bispo Dom Pio Alves, que com toda a sua dedicação, humildade, atenção, simplicidade e alegria deixou um pouco de si e levou um pouco de nós.                                                                   Diácono Djalma Marques

Dia do Consagrado: 2 de Fevereiro
Dia do Consagrado: 2 de Fevereiro

2018-01-16

Dia do Consagrado e Bênção das Grávidas: Bênção para todas as mulheres grávidas. Seria bom que todas as grávidas participassem para agradecer a Deus o dom da vida e pedirem a bênção para a sua gravidez.
[ Download Dia do Consagrado: 2 de Fevereiro ]
Escola Vicarial de Leigos: Vigararia de Oliveira de Azeméis/São João da Madeira
Escola Vicarial de Leigos: Vigararia de Oliveira de Azeméis/São João da Madeira

2018-01-09

Doutrina Social da Igreja: 21,30h no Salão Paroquial de São João da Madeira.

A Escola Vicarial de Leigos da Vigararia de Oliveira de Azeméis / S. João da Madeira, vai levar a efeito sete encontros de formação. Os temas tocam aspetos sociais importantes desde os princípios da Doutrina Social da Igreja, a centralidade da pessoa humana, a ecologia, a parte socio-caritativa da solidariedade, a presença da Igreja nos lugares mais afastados, a centralidade da família e, por último, o compromisso social do cristão. Os temas são unidades complementares, mas que por si só têm a sua identidade, o que possibilitaria serem tratados como tal. Os sete temas estão ordenados da seguinte forma:

20 Janeiro :   - 1º “Ainda há Lugar para uma Doutrina Social da Igreja?” - Dr. Jorge Cunha - Assistente da Comissão Diocesana de Justiça e Paz

27 Janeiro:      - 2.º “Aposta numa Economia mais Solidária” – Dr. Américo Mendes, UCP.

03 Fevereiro:   - 3.º “Cuidar da Casa Comum”. - Dr. Francisco Ferreira, A. “ZERO”.

10 Fevereiro:     - 4.º“A Defesa da Igualdade Humana” -  Dr. Vitor Coutinho, vice-reitor do Santuário de Fátima e professor de ética na Universidade Católica.

17 Fevereiro  - 5.º “Uma Igreja nas Periferias” –  Padre José Maia, CMF.

24 Fevereiro:     - 6.º “O Futuro com a Família” – Dr.ª Helena Serra Fernandes, Professora e Drª Joana Fernandes.

10 Março:       - 7º “O Compromisso Social Cristão” – Dr.ª Laurinda Alves, Jornalista


A Escola Vicarial de Leigos terá o seu início a 20 de janeiro pelas 21.30h no Salão Paroquial de S. João da Madeira. Todos os interessados deverão fazer uma inscrição prévia no cartório paroquial.

A presença dos oradores convidados carece de confirmação.

  

[ Download Escola Vicarial de Leigos: Vigararia de Oliveira de Azeméis/São João da Madeira ]
Caminho - Epifania e Baptismo do Senhor
Caminho - Epifania e Baptismo do Senhor

2018-01-05

Movidos pelo amor de Deus, Sejamos sempre missionários: A família ou a Igreja sempre a caminho não podem ficar na mesma depois do Natal. Regressemos do Presépio por outro caminho. A entrega do Hino à Caridade, inscrito numa pegada, para que sirva de inspiração à vida das famílias e da comunidade. Trata-se, pois, de um “caminho de perfeição que ultrapassa tudo”.

 Movidos pela Estrela que brilha no amor, fomos, como os Magos do Oriente, atraídos pela Luz maior. Fazei-nos, Senhor, discípulos missionários que não podem calar ao mundo a alegria do Messias encontrado. Movidos pelo amor de Deus, sigamos o caminho da perfeição. A alegria do Evangelho é a nossa missão!

Caminhada - Sagrada Família e Santa Maria Mãe de Deus
Caminhada - Sagrada Família e Santa Maria Mãe de Deus

2017-12-27

Movidos pelo amor de Deus, na riqueza do amor verdadeiro, na  Estrela que brilha no amor, encontramos Maria, José e o Menino, nosso Deus e único Salvador. Sagrada Família de Nazaré, dai-nos uma casa rica de amor, onde brilhe sempre a luz da fé. E que a chama da Paz, acesa no fogo desta lareira, brilhe na nossa casa e na Terra inteira.
Campanha do Advento - 4.ª Semana
Campanha do Advento - 4.ª Semana

2017-12-23

Movidos pela Estrela que brilha no amor, estamos à porta da Vossa casa. Deixai-nos entrar, Senhor. Pobre de meios, como uma tenda, é neste Presépio que nasce a Luz. E o nosso tesouro escondido é Jesus. Vinde, Senhor, e enriquecei-nos com os pobres, pela casa adentro. E brilharemos como estrelas no firmamento.

Campanha de Advento - 3ª semana
<font face=Campanha de Advento - 3ª semana " />

2017-12-15

Livres a acolher, em nossa casa e na nossa comunidade a fragilidade de pessoas e famílias marcadas pela separação, pela doença, pela deficiência, pela solidão, pelo luto. Fazê-lo através de uma visita, de um encontro, de um diálogo, de uma refeição em comum, de uma reunião, de um convívio, de um ágape fraterno.
Campanha de Avento - 2º Domingo
<span style=Campanha de Avento - 2º Domingo " />

2017-12-08

Movidos pela estrela que brilha no acolher em nossa casa e na nossa comunidade a fragilidade de pessoas e famílias marcadas pela separação, pela doença, pela deficiência, pela solidão, pelo luto.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 >
contactar instituição | webmaster
powered by trampolim.pt